Quando compramos um produto, dificilmente pensamos no porquê daquela escolha. Vamos às compras com uma lista na mão, quase no automático. Já nos acostumados a comprar uma determinada marca, ou determinado modelo, e assim continuamos a fazer. Por que será que escolhemos um produto em vez de outro? É a marca? É o visual da embalagem? Ou o material utilizado?
As embalagens podem ter vários objetivos, por exemplo, proteção contra impactos, preservação da temperatura ou comunicação com o público. Para isso, ela tem que ser planejada com atenção. As premissas do produto devem ser elencadas e estudadas em profundidade. Assim, o designer pode avaliar as possibilidades no uso de cores, tipografias, elementos gráficos e materiais mais indicados para que o produto tenha destaque e seja entendido/percebido de forma correta no ponto de venda.
E se você quiser exportar o produto? Existe alguma norma definindo o tipo ou tamanho de embalagem a ser utilizada? A nova embalagem deve ser aprovada por algum órgão antes de ser lançada? O produto precisa de instruções de uso ou tem informações obrigatórias?
Num mercado globalizado, é essencial pensar em como seu produto vai disputar espaço com os grandes players, já que possuem mais recursos para investir em boas embalagens e propaganda.

Como você pode ver, 
a elaboração de uma embalagem é bem mais complexa do que um simples invólucro. Por isso, ela deve ser planejada e desenvolvida em conjunto com profissionais de design que entendam o seu negócio e sua marca. Essa combinação de expertises é o pacote mais indicado para o sucesso de seu produto.
Quer falar com seu cliente ideal de forma estratégica e criativa? 
Para receber os próximos artigos do blog em primeira mão